domingo, 18 de novembro de 2007

Estudo: Os Mandamentos de Deus




VIVENDO PARA AGRADAR O SENHOR

INTRODUÇÃO



“Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24:1). O homem, portanto, é propriedade de Deus. Sua criatura, obra de Suas mãos. É dever de todo homem agradecê-lo por tão grande dádiva – a dádiva da vida. É dever de todo homem buscar orientação com o Criador para viver.
Como viver? Como agradar o Criador? Como saber o que é bom? Como saber o que é mau? O que devo fazer e não fazer como filho de Deus?
Deus providenciou respostas para tais perguntas, dando-nos à Sua lei – os dez mandamentos. Mandamentos que Ele escreveu com o Seu próprio dedo sobre duas tábuas de pedra (Ex 31:18). Deus mesmo, preocupou-se em fazê-lo pessoalmente.
Como cristãos, sabemos que não temos condições de obedecer à lei de Deus na nossa própria força. Temos a informação que o apóstolo Paulo tentou (Rm 7), mas, não conseguiu. Ele acabou fazendo aquilo que não queria fazer. E depois de grandes lutas, chegou à conclusão de que o poder para obedecer à santa lei de Deus vinha do próprio Deus, através do Seu Bendito Filho Jesus Cristo. O segredo está em Jesus Cristo. Em Cristo, “tudo posso”, pois ele me fortalece (Fp. 4:13). Portanto, devemos sempre nos lembrar de nunca tentarmos guardar os mandamentos com nossa própria força. Paulo confessou: “Pois o querer o bem está em mim; não porém, o efetuá-lo” (Rm 7:18b). Isto “porque” continua o apóstolo “eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum” (Rm 7:18a).Enquanto estivermos vivendo nesta velha terra, carregaremos o velho corpo do pecado. Mas, em Cristo, temos todo o auxílio que precisamos para agradar e fazer a vontade do nosso Deus. “Ele é mais forte do que nossa carne e do que o pecado que habita em nossa carne”.

RAZÕES E MOTIVOS PARA OBEDECER AOS MANDAMENTOS

1. O motivo maior encontra-se no fato de que foi o próprio Deus quem falou todas essas palavras (Ex 20.1). Você se importa com que Deus diz? Você está atento à Sua voz? Lembre-se que Deus é o Seu Criador. É Aquele que te sustenta. Devemos a Ele toda a reverência. Pois, Ele é “o Senhor” (Ex 20:2). O Eterno. Nós devemos a Ele toda a obediência. É o Deus cheio de amor e graça. Aquele que fez uma aliança de graça conosco. É aquele que nos comprou e selou tal aliança com Seu próprio sangue (1Co 11:25). Somos propriedade Dele. Na carta aos Hebreus 10:16, Deus nos fala desta nova aliança. Ele nos diz “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei”. Que leis são essas? São Suas leis morais – os 10 mandamentos. Portanto, devemos ao Nosso dono, obediência.

2. A segunda razão pela qual devemos obedecê-Lo, e por aquilo que Ele fez por nós. E o que Ele fez? Ele nos tirou da terra do Egito, da casa da servidão (Ex 20:2). Ele fez isso pelo povo de Israel no passado. Mas, fez também pelo novo Israel, os cristãos. À Sua amada Igreja.
“No Egito escravo fui!”. Não dá para pensar no Egito sem gemidos. Egito casa da escravidão, de sofrimento, de dor e tristeza. Egito, lugar de opressão, possessão, choro e infelicidade. Egito, lugar de perdição e desesperança. Egito, lugar de escravos do pecado. Lá fazíamos a “vontade da carne e dos pensamentos”. Lá quebrávamos à lei de Deus. Não fazíamos caso da Sua vontade; “E éramos, por natureza, filhos da ira”. “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou”, libertou-nos! Por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”. (Cl 1:13). O antigo e edificante hino nos pergunta: “Morri, morri na cruz por ti, que fazes tu por mim?” Creio que a resposta que o Senhor deseja ouvir dos nossos lábios é “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver” (Sl 146:2). Isto é, amá-Lo de todo o coração, alma, entendimento é força.
Pr. Luís Guilherme M. Alves

Nenhum comentário: