terça-feira, 20 de novembro de 2007

Estudo: Os Mandamentos de Deus-parte I


1º. Mandamento: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim”- Êxodo 20:2 e 3

# Deus ou os Ídolos?

O Senhor Jesus nos informa que o principal de todos os mandamentos é “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Mc 12:30). Como você pode observar, na comunhão com o homem, Deus requer amor exclusivo, um amor de todo o coração e alma. O que envolve o intelecto, os sentimentos, a vontade, é o nosso homem interior como um todo. Ele deseja que tenhamos uma compreensão de quem Ele é, para que seus valores e padrões possam ocupar todo nosso entendimento e que devemos gastar nossa vida e energia para Ele, por amor a Ele. É exclusividade total!
Isto também está expresso aqui, em Êxodo. Deus diz: “Eu sou o Senhor, teu Deus... Não terás outros deuses diante de mim”. Até porque não existe outro Deus vivo e verdadeiro como o Deus da Bíblia.
Aqui o mandamento responde a pergunta: Quem é que deve ser adorado? A resposta inequívoca é Deus. Somente Deus. Nós não devemos ter nenhum outro deus diante de nós. Na realidade, outro deus nem seria um deus, mas um ídolo, uma mentira.
A história nos informa que os gregos tinham milhares de deuses. Os hindus têm milhões. Mas, Deus não compartilha Sua glória e honra com mais ninguém (Is 42:8). Ele não aceita o amor de um coração dividido. Ou Deus ou os ídolos! (1Rs 18:21).
Quem é o centro do teu coração e da tua vida? Será o dinheiro? Jesus diz: “Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6:24). Será teu marido, tua esposa, teu pai, tua mãe, teu filho ou ainda teu amigo? Jesus diz: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”. (Mt 10:37).
Há quem cultue a natureza (os panteístas); a fama e o sucesso; a si mesmo (egoístas); as imagens de pedra, de madeira e de metal. O apóstolo Paulo nos informa que alguns servem o deus do seu próprio estomago (Fp 3:19). São pessoas que vivem para comer, beber e drogar-se. Há amantes dos prazeres mais do que de Deus (2Tm 3:4).
Quem tem a primazia na tua vida? Se não for o Deus Todo-poderoso, você tem um ídolo.
Não se esqueça que Ele é o Deus Todo-poderoso (Gn 17.1). Foi Ele que lançou os fundamentos da terra e estabeleceu o tamanho do mundo. Foi Ele quem estabeleceu limites ao mar. Quem fez a chuva, o orvalho, a geada e o gelo. Quem fez cada animal com o seu jeito de ser (Jó 38,39). É Ele que dirige a história mundial (Dn 2:20-22). Ele de fato e de verdade é o Único Deus!
Quais são os deveres exigidos no primeiro mandamento? Nos responde o Catecismo Maior de Westminster: Os deveres exigidos no primeiro mandamento são: conhecer e reconhecer Deus como único verdadeiro Deus, e nosso Deus; cultuá-lo e glorificá-lo como tal, pensar e meditar nele, lembrar-nos dele, altamente apreciá-lo, honrá-lo, adorá-lo, escolhê-lo, amá-lo, desejá-lo e temê-lo, crer nele, confiando, esperando, deleitando-nos e regozijando-nos nele; ter zelo por ele; invocá-lo, dando-lhe todo louvor e agradecimentos, prestando-lhe toda obediência e submissão do homem todo; ter cuidado de o agradar em tudo, e tristeza quando ele é ofendido em qualquer coisa; e andar humildemente com ele.
E entre os pecados proibidos no primeiro mandamento o Catecismo nos traz: o ateísmo (negar ou não ter um Deus); a idolatria (ter ou adorar mais de um Deus); os pensamentos indignos e ímpios quanto a Ele; o egoísmo; as crenças errôneas; a desconfiança e o desespero; a dureza de coração e a soberba; a presunção; a segurança carnal; o tentar a Deus; um zelo corrupto, cego e indiscreto; o orar ou prestar qualquer culto religioso aos santos, anjos ou a qualquer outra criatura; todos os pactos e todas as consultas feitas ao diabo; o dar ouvidos às suas sugestões; o fazer os homens senhores de nossa fé e consciência; fazer pouco caso e desprezar a Deus e aos seus mandamentos; o resistir e entristecer o Seu Espírito.
Nesses nossos dias de tantos deuses antigos e sofisticados, seria prudente observarmos a advertência do apóstolo João no final da sua 1ª. Carta quando diz: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1Jo 5:21).
Pr. Luís Guilherme M. Alves

domingo, 18 de novembro de 2007

Estudo: Os Mandamentos de Deus




VIVENDO PARA AGRADAR O SENHOR

INTRODUÇÃO



“Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24:1). O homem, portanto, é propriedade de Deus. Sua criatura, obra de Suas mãos. É dever de todo homem agradecê-lo por tão grande dádiva – a dádiva da vida. É dever de todo homem buscar orientação com o Criador para viver.
Como viver? Como agradar o Criador? Como saber o que é bom? Como saber o que é mau? O que devo fazer e não fazer como filho de Deus?
Deus providenciou respostas para tais perguntas, dando-nos à Sua lei – os dez mandamentos. Mandamentos que Ele escreveu com o Seu próprio dedo sobre duas tábuas de pedra (Ex 31:18). Deus mesmo, preocupou-se em fazê-lo pessoalmente.
Como cristãos, sabemos que não temos condições de obedecer à lei de Deus na nossa própria força. Temos a informação que o apóstolo Paulo tentou (Rm 7), mas, não conseguiu. Ele acabou fazendo aquilo que não queria fazer. E depois de grandes lutas, chegou à conclusão de que o poder para obedecer à santa lei de Deus vinha do próprio Deus, através do Seu Bendito Filho Jesus Cristo. O segredo está em Jesus Cristo. Em Cristo, “tudo posso”, pois ele me fortalece (Fp. 4:13). Portanto, devemos sempre nos lembrar de nunca tentarmos guardar os mandamentos com nossa própria força. Paulo confessou: “Pois o querer o bem está em mim; não porém, o efetuá-lo” (Rm 7:18b). Isto “porque” continua o apóstolo “eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum” (Rm 7:18a).Enquanto estivermos vivendo nesta velha terra, carregaremos o velho corpo do pecado. Mas, em Cristo, temos todo o auxílio que precisamos para agradar e fazer a vontade do nosso Deus. “Ele é mais forte do que nossa carne e do que o pecado que habita em nossa carne”.

RAZÕES E MOTIVOS PARA OBEDECER AOS MANDAMENTOS

1. O motivo maior encontra-se no fato de que foi o próprio Deus quem falou todas essas palavras (Ex 20.1). Você se importa com que Deus diz? Você está atento à Sua voz? Lembre-se que Deus é o Seu Criador. É Aquele que te sustenta. Devemos a Ele toda a reverência. Pois, Ele é “o Senhor” (Ex 20:2). O Eterno. Nós devemos a Ele toda a obediência. É o Deus cheio de amor e graça. Aquele que fez uma aliança de graça conosco. É aquele que nos comprou e selou tal aliança com Seu próprio sangue (1Co 11:25). Somos propriedade Dele. Na carta aos Hebreus 10:16, Deus nos fala desta nova aliança. Ele nos diz “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei”. Que leis são essas? São Suas leis morais – os 10 mandamentos. Portanto, devemos ao Nosso dono, obediência.

2. A segunda razão pela qual devemos obedecê-Lo, e por aquilo que Ele fez por nós. E o que Ele fez? Ele nos tirou da terra do Egito, da casa da servidão (Ex 20:2). Ele fez isso pelo povo de Israel no passado. Mas, fez também pelo novo Israel, os cristãos. À Sua amada Igreja.
“No Egito escravo fui!”. Não dá para pensar no Egito sem gemidos. Egito casa da escravidão, de sofrimento, de dor e tristeza. Egito, lugar de opressão, possessão, choro e infelicidade. Egito, lugar de perdição e desesperança. Egito, lugar de escravos do pecado. Lá fazíamos a “vontade da carne e dos pensamentos”. Lá quebrávamos à lei de Deus. Não fazíamos caso da Sua vontade; “E éramos, por natureza, filhos da ira”. “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou”, libertou-nos! Por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”. (Cl 1:13). O antigo e edificante hino nos pergunta: “Morri, morri na cruz por ti, que fazes tu por mim?” Creio que a resposta que o Senhor deseja ouvir dos nossos lábios é “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver” (Sl 146:2). Isto é, amá-Lo de todo o coração, alma, entendimento é força.
Pr. Luís Guilherme M. Alves